segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

COZINHA vs TECNOLOGIA


Partindo da máxima de que "Tempo é dinheiro", como explicar a resistência de algumas pessoas às inovações tecnológicas na cozinha. Sem dúvida uma das mais difundidas no meio é o forno combinado, com ele um banquete para 1.000 pessoas parece brincadeira de criança. Como são equipamentos caros, deve ser observado o que melhor se adéqua ao seu negócio, mas é evidente que o custo/benefício e muito vantajoso. Alguns desses "brinquedinhos" surgiram com a onda da cozinha "molecular" e talvez só tenham relevância para certo tipo de preparações muito específicas. Observando que se unirmos, criatividade  a uma certa lei do Lavoisier "nada se perde, tudo se transforma", teremos 100% de aproveitamento de qualquer tipo de equipamento (por mais hi-tech que ele possa parecer). Vejamos alguns exemplos:

FORNO COMBINADO

Eles são capazes de assar, fritar, grelhar, gratinar, aquecer (sem ressecar), cozinhar em banho-maria e a vapor, regenerar, tudo controlado automaticamente, com ponto de cocção (mal passado, ao ponto ou bem passado), grau de cozimento (claro, médio ou escuro), ajuste de tempo, temperatura, umidade. E, ainda, fazem tudo isso com diversos tipos de alimentos diferentes ao mesmo tempo, muito mais rápido que na cozinha convencional e economizando energia.

THERMOMIX

Com diversas funções simultâneas, entre elas: balança e vaporizador. A mais legal de todas é o (super) processador de alimentos (me salvou várias vezes na cozinha do Carlota =) ...). Com sua temperatura controlada, conseguimos obter cremes e purês com textura muito mais aveludada. Além de que podemos cozinhar e processar simultaneamente. 





PACOJET

Usado para emulsionar rapidamente sorvetes e sorbets (tritura o gelo em grãos imperceptíveis), processa alimentos congelados.



RONER

Termocirculador que possibilita cocção em baixa temperatura, com controle preciso de calor. Para alimentos embalados a vácuo ou com cozimentos em dois tempos por exemplo. A qualidade das características organolépticas nas preparações, é sem dúvida superior com a utilização desta técnica.

GASTROVAC

Uma panela de pressão futurística é o que parece! A máquina possibilita a cocção a vácuo (baixa pressão e ausência de oxigênio) deixando os alimentos porosos e facilitando a absorção de outros aromas e sabores.



É bem verdade que são equipamentos caros, mas que otimizam o trabalho e fazem o diferencial no seu produto final.


4 comentários:

  1. A maioria dos equipamendos me lembra os que eu usava no laboratório de quimica, realmente muito parecido

    ResponderExcluir
  2. A cozinha, é um laboratório de química! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Para mim são a salvação do chef, rapidez e qualidade, eu gostaria de ter equipamentos destes para cozinhar, na minha casa mesmo, para minha família e amigos. Abraços e muita saúde para você e sua Família. Do @RocamboledoVovo , Marcel Marques.

    ResponderExcluir