quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O CAFÉ



Pode ser definido como: uma bebida produzida através dos grãos torrados dos frutos do cafeeiro, conhecido cientificamente como Coffea arábica. O fruto (denominado "cereja") nasce da flor branca do pé, muito bela e com aroma semelhante ao jasmim. Diz a lenda que Kalil, pastor de cabras na Etiópia (nordeste da África), observou o efeito excitante que os frutos e as folhas de determinado arbusto produziam em seu rebanho. "Ainda que verdadeira essa velha história, ao pastor observador caberia somente a metade da honra da descoberta; a outra pertence incontestavelmente àquele que, pela primeira vez, pensou em torrificar essa baga." escreveu Brillat-Savarin em (Fisiologia do gosto, 1797). 

O café, depois da água, é a bebida mais consumida no mundo. O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no séc. XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia. O hábito de tomar café como bebida prazerosa, em caráter doméstico ou em recintos coletivos, deslancharia a partir de 1450. O produto era apropriado para a cultura árabe-islâmica, pois vinha ao encontro dos preceitos religiosos do islamismo ditados pelo Alcorão, que condenava bebidas alcoólicas. A princípio,um de seus consumos correntes foi entre os filósofos sufis, que, ao tomá-lo,permaneciam acordados para a prática de exercícios espirituais. Ao longo do século XVI, os árabes ampliaram as plantações em face do interesse pela bebida que atraía pelo teor excitante, pela proveniência oriental e pelo seu potencial de comercialização. Em 1520, a região de Moka, principal porto do Iêmen, foi responsável por um dos maiores cultivos do produto no mundo árabe. E seu porto, o maior exportador. Cabe à Turquia, contudo, o pioneirismo do “hábito do café”, que ali se popularizou e transformou-se em ritual de sociabilidade.  No continente europeu, a porta de entrada do café em grão para o preparo da bebida foi a cidade de Veneza, no ano de 1615, o grande mercado de especiarias e artigos de luxo, centro difusor de produtos finos distribuídos para as cortes européias da época. Ganhou o novo mundo através dos holandeses, e trazido para o Brasil em 1727 (mais precisamente no estado do Pará). Devemos também citar que São Paulo deixou de ser um povoado provinciano graças à cultura cafeeira, e também cúmplice da cultura política de uma era conhecida como a "República do Café com Leite"
Tudo pode começar ou terminar com um cafezinho, qualquer motivo pode se tornar desculpa para um cafezinho, encontros e desencontros, fechar um  negócio ou até mesmo um simples bate-papo costumam ser regados com um café. Puro, com leite, machiatto, capuccino, com chantilly, com açúcar ou adoçante, as variedades são imensas. Independente do explendor de uma refeição, o "gran finale" sempre fica com o cafezinho e também o argumento para alongar uma conversa. Aquela bebida dotada de caráter agregador, estimulante à troca de idéias, liberava a comunicação entre os homens, que passaram a consumi-la em lugares públicos. A Inglaterra foi o primeiro país a cultivar o hábito dos Cafés públicos, mas coube à França eternizar esse modelo de espaço lúdico através doscharmosos Cafés parisienses. Viena, que se celebrizou inclusive pelos “cafés vienenses”, conheceu o produto em circunstância fortuita. Em 1683, já era apreciado com um diferencial: coado e acrescido de leite, mais tarde com açúcar e chantilly. Hoje, novos sabores são acrescentados à bebida, com receitas sofisticadas que imortalizaram os espaços glamourosos dos tradicionais Cafés vienenses. Existem mais de 1.000 compostos aromáticos presentes no café, que me perdoem os enólogos, mas também deve ser considerada uma bebida dos Deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário