segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A HISTÓRIA DO RESTAURANTE






O restaurante surgiu na França do século XVIII, após a revolução alguns cozinheiros resolveram montar um negócio culinário depois que seus patrões perderam posição social. O  "restaurant" era uma sopa, um caldo de carne fortificante feito para pessoas debilitadas.  Nas novas casas especializadas em servir o consomé, as pessoas que sentiam fraqueza poderiam comer tranqüilamente. A palavra "restaurateur", signava o cozinheiro encarregado de fazer o caldo que restaurava. Esse era quase um comércio ilegal.
      
        O inventor do primeiro restaurante,foi Marthurin Roze de Chantoiseau. Figura lendária em sua época, era filho de um rico proprietário de terras e mercador que foi morar em Paris no início da década de 1760. Ao mesmo tempo que bolava uma série de esquemas capazes de enriquecer a França, combalida por sua dívida interna, em 1765 abriu as portas do primeiro restaurante. Essa informação é diferente de todas as outras publicadas até então por especialistas e historiadores franceses. Jean-Louis Flandrin, em "História da Alimentação", por exemplo, diz que um padeiro dito Champ d’Oiseaux começou a vender perto do Louvre os tais caldinhos para debilitados em 1765. Roze via no restaurante uma possibilidade de circular dinheiro na aconomia francesa.
     
 Independentemente de quem foi o precursor, os restaurantes começaram a se multiplicar. Passaram a incluir mingau de aveia bretão, creme de arroz aromatizado com flor de laranjeira, queijos cremosos. Na passagem do século XVIII para o XIX, cresce significativamente o número de restaurante e amplia -se ainda mais à oferta de pratos. Presentes no menu, as sopas tornaram -se apenas um detalhe na infinidade de itens oferecidos. Com o final do Antigo Regime, multiplicou-se o número de cozinheiros disponíveis. Chefs de cozinha que trabalhavam para nobres buscaram se estabelecer em Paris. Antoine Beauvilliers, um dos mais famosos restaurateurs do início século XIX, veio da cozinha da nobreza, mais precisamente da casa do irmão do futuro rei Luís XVIII.
              
 O surgimento dos restaurantes motivou o aparecimento do primeiro guia gastronômico, o "Almanach des Gourmands", de Alexandre Balthasar Laurent Grimod de la Reynière, publicado entre 1803 e 1810. Em suas páginas, decretava o jantar como uma atividade mágica, diferente de qualquer outra refeição. Apaixonado pela gastronomia, Grimod de la Reynière propalava que a difundida reputação de Paris como capital da Europa naquela época se devia mais a alta qualidade da comida de seus restaurantes do que ao esplendor de seus monumentos ou à sofisticação de seus habitantes. Já naquela época, Grimod de la Reynière, era pioneiro na atuação como crítico.
     
Para que possamos ter uma idéia do domínio da restauração parisiense, em 1815 havia raríssimos restaurantes fora da capital francesa. Um livro oficial de negócios registra apenas quatro deles em Bordeaux. Em Paris, os restaurantes também passaram a oferecer um serviço diferenciado. A clientela desfrutava de um atendimento personalizado, que nunca houve antes. As refeições eram completamente diferente das dos hotéis, estalagens e tabernas. A princípio nos restaurantes os menus tinham preço fixo. Mas esse conceito mudou com os cardápios, que passaram a indicar o preço dos pratos. Assim, o comensal poderia delimitar claramente suas despesas e escolher apenas aquilo que realmente tivesse vontade de comer. As refeições passaram a ser saboreadas a qualquer hora do dia e por pessoas de diferentes classes socias. 


1881-  Primeiro restaurante  o mais antigo restaurante peninsular de São Paulo, O Carlino, fundado por Carlo Cecchini (italiano de Lucca, região da Toscana) e sua esposa e mestre cuca Maria
1903 – inaugurado a Brasserie Paulista, de Vittorio Fasano.
1910 – surgem os primeiros restaurantes populares em São Paulo, com pratos interioranos como o filet de peixe frito e banana à milanesa com salada de maionese. Com o aumento da imigração árabe, surgem também as primeiras casas de quibes e esfihas.
1920 – com o início da urbanização e do refinamento das cidades, propaga-se a cozinha internacional.
1950 – tem início a primeira churrascaria paulistana, a Farroupilha.

        2 comentários:

        1. Muito bacana! Legal continuar: Bistrôs, Brasseries, etc..e todas as diferenças.
          Parabéns e um Beijo.
          Orlando Baumel

          ResponderExcluir