quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NOMES DA GASTRONOMIA FRANCESA



       Em homenagem ao ano da França no Brasil, falaremos de alguns nomes importantes da gastronomia Francesa e Mundial. Digo mundial, pois os franceses são responsáveis pelas técnicas gastronômicas que sustentam essa ciência em grande parte do mundo. Ciência, é assim que os franceses a  consideram, com muito respeito também.  A gastronomia francesa deve muito de sua fama a grandes escritores e gastrônomos, críticos, os quais deixaram impressas suas receitas e conselhos:

TAILLEVENT, Guillaume Tirel dit (1310 - 1395)   
é o autor do mais antigo livro de cozinha escrito em francês - Le Viandier. A palavra "viande" é aqui utilizada no sentido latino de "vivenda", que significa "alimento em geral", tornando-se um importante inventário do século XIV.   

RABELAIS, François (1494 - 1553 )     
foi um dos poucos escritores de comédias da Idade Média. Criou uma obra colossal, tão grande quanto seus protagonistas: Pantagruel e Gargantua. Pantagruel gigante de apetite perene e colossal, nasceu a expressão festim ou banquete "pantagruélico". 

LA VARENNE, François Pierre de (1618 - 1678)       
cozinheiro do marquês d´Uxelles, La Verenne é o autor de Le Cuisinier Français. Lançado em 1651, contém receitas realizadas até hoje, como o molho duxelles.  

VATEL, François (Suiça 1635 - 1671)   
maitre-d´Hotêl do Príncipe de Condé no Chatêau de Chantilly. Vatel preparou a festa e os banquetes para receber o Rei Luis XIV, e uma sequencia de incidentes o levaram a depressão e ao suicídio. É atribuido a ele a invenção do Chantilly.                                                                 

BRILLAT-SAVARIN, Jean Anthelme (1755 - 1826)     
não foi propriamente um profissional da cozinha, mas um fino gastrônomo. Seu livro, A Fisiologia do Gosto - 1825, obra permeada de anedotas, conselhos práticos sobre hábitos alimentares. Também escreveu a Histoire Philosiphique De La Cuisine, onde conta a história da cozinha desde a descoberta do fogo até o final do século XVII.                  

CARÊME, Marie -Antoine (1784 - 1833)    
nasceu em Paris, em plena Revolução Francesa. Serviu patrões abastados e requintados como Talleyrand na França. Da corte do czar Alexandre trouxe para a França o service à russe. Deixou várias obras entre elas Le Pâtissier Pittoresque, Le Maître d´Hotel Français e L´Art de la Cuisine A XIXème.                                                                                            
ESCOFFIER, Auguste (1846 - 1935)  
chamado de "Rei dos cozinheiros e o Cozinheiro dos Reis" foi uma estrela da Belle Èpoque. Trabalhou por 31 anos como chefe dos hotéis Savoy e Carlton de César Ritz, em Londres. Seu grande legado foi a reinterpretação da cozinha francesa clássica em busca da simplificação. Deixou livros como Guide Culinarire, Le  Livre des Menus, e  Ma cuisine.

     Hojé é comum encontrar nomes famosos da gastronomia francesa na mídia internacional. Alguns já fizeram hitória como Paul Bocuse (criador da Nouvelle Cuisine), Alain Chapel, Joel Robuchon, Alain Ducasse, Michel Guérard e os Irmãos Troisgrois.

 Referências bibliograficas: HELLEN, Helene - Francês/Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário