sábado, 26 de setembro de 2009

O CHIMICHURRI

      


           O chimarrão está para "los bizcochos" [espécie de mix de croissants, margaritas, pan con grasa, ojitos, a panificação no Uruguay e Argentina é muito diferente, é de boa qualidade e barata. Você não gasta muito para comer um bom croissant, em qualquer esquina.] assim como o churrasco está para o CHIMICHURRI.
        
           É um tipo de molho picante muito típico e popular daqueles países,  utilizado para acompanhar carnes, choripanes ou mesmo marinar aves e peixes. A preparação do molho é a seguinte: como ingredientes básico usa-se o azeite e o vinagre. Logo a gosto se adicionam os condimentos que o cozinheiro achar necessário: tomilho, orégano ají moído, páprika, alho, cebola, louro, pimenta preta, pimenta calabresa, mostarda em pó, salsinha e cebolinha. O uso dos ingredientes pode variar conforme o gosto dos comensais e não necessitam ser usados ao mesmo tempo.

         Os ingredientes sólidos soltarão mais o aroma se passados por um almofariz [conhecido também como morteiro, espécie de pilão pequeno, de pedra, metal ou madeira, penso que os de pedra são melhores]. Depois desse processo agrega-se o azeite e o vinagre a gosto, mas a mistura deve ficar coberta pelos líquidos que funcionam como conservantes. A adição de sal fica a gosto do freguês, lembrando que normalmente os churrasco já contém sal. Outra dica é adicionar um pouco de água morna, mas não exagere, o calor ajuda a soltar os aromas pricipalmente se necessitar usar o molho de imediato. O ideal é guardar o molho em pote de vidro com tampa e deixar marinando uns 15 dias [mas é claro que depende de sua urgência!, no mínimo duas horas, ok? ;o)]. O chimichurri se diferencia em duas classes, os fortes e os suaves. O forte se carateriza pelo uso de ají, pimenta calabresa e a páprika.

         Diz a história que a origem do nome desse molho se dá com os prisioneiros británicos, com as invasões inglesas. Quando pediam mais do condimento tão popular para agregar ao churrasco. A palavra é composta pelo termo indígena (che),  e por certa etmologia usada por espanhois e ingleses (curry). Assim ficou "che-mi-curry", "ei-meu-molho", se é que se pode traduzir esses termos.

              Como foi mensionado a receita pode variar  e suas quantidades também conforme o gosto, mas segue aqui uma diretriz:
  • 200 ml de azeite extravirgem
  •  90 ml de vinagre (ou de vinho tinto ou branco, não use de maçã)
  •  60 g de cebola (muito bem picadinha)
  •  10 g de alho (também bem picadinho)
  •  15 g de salsinha desidratada
  •  15 g de salsinha fresca
  •  10 g de ají moído (ou pimenta calabresa sem semente)
  •  15 g de orégano

       Use sal a gosto e se tiver almofariz ficará melhor ainda. Lembrando de misturar um pouco de água morna, uns 20 ml.Divirtam-se!


4 comentários:

  1. A eu comi lá no Skye esse molho delicioso!! Adoro! Muito bom o blog de vcs!

    ResponderExcluir
  2. Adoramos quando vcs gostam!
    O molho é super versátil, pode usar para temperar até peixes e aves!
    Obrigado por postar seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. GIL RANGEL - SERRA - ES

    EU AMMMOO ESSE MOLHO, TANTO QUE ESTAREI COMEÇANDO NO DIA 03/02/2011 A COLOCAR MEU CARRINHO DE CHURRASQUIN HO NA RUA E COM CERTEZA O MOLHO SERÁ MEU SEGREDO!!
    MAS TENHO UMA DUVIDA!!!

    POR QUANTO TEMPO E COMO DEVO CONSERVAR MEU CHIMICHURRI??

    QUEM PUDER ME AJUDAR Q ENVIE PARA estreladamanha1972@hotmail.com

    oabrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fernando Morais Porto Alegre-RS. exelente molho ,estou agregando ele a um cardápio de hamburguers gourmet ,e parabesn pelo blog muito bom !!!grande abraço!!

    ResponderExcluir