domingo, 20 de setembro de 2009

ALIMENTOS FUNCIONAIS # 3/5

    

      Dando continuadade ao assunto dos alimentos funcionais, vamos conhecer hoje o grupo de alimentos com propriedades imunomodulatórias. O que seria essa palavra grande e tão difícil de pronunciar? São alimentos os quais possuem nutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade de nossas celulas, prevenindo assim muitas doenças. A imunidade celular é a defesa do nosso organismo. Esses agentes nutricionais estão presentes em diversos: vegetais (betaglucano), hortaliças, frutas, chás (compostos fenólicos), trigo (lipossacarídeo), peixes e frutos do mar (Ômega 3).

      Betaglucano é um tipo específico de açúcar, que pode ter efeito benéfico ao diminuir as quantidades de glicose na corrente saguínea. Como exemplo podemos citar arroz, trigo, milho, aveia, cevada, centeio.

      Compostos fenólicos ou flavonóides são os antioxidantes que diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Estão no suco de uva ou vinho, chá verde, soja, vitaminas do complexo B (grãos integrais, feijão, sumo da laranja, linhaça, gema do ovo e carnes vermelhas).

      Ômega 3  nutriente cardioprotetor, indicado na prevenção primária e secundária de arterioesclerose. Encontramos esses agentes em peixes gordurosos, nozes e óleos vegetais.

      Licopeno é um carotenóide da familia do betacaroteno, responsável pela cor vermelho forte dos tomates e outras frutas. Ajuda a prevenir cancêr de próstata, reto, faringe, boca entre outros. Está presente nos tomates, goiaba, melancia.

   
(este texto é meramente informativo, continua.....)
Referências Bibliográficas: STURMER, Joselaine In Comida um Santo Remédio. Ed. Vozes, São Paulo/SP - 2002

2 comentários:

  1. Oi Abrão, gostei muito do seu blog. Não sou chef, mas sou apaixonada por gastronomia, uma entusiasta eu diria. Também tenho um blog e vou colocar o ovo frito na minha lista de indicados.
    Já estive no Skye e comi coisinhas deliciosas por lá!
    Sucesso!

    Fabiana Pinfildi

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho, espero sempre estar suprindo a espectativa dos comensais :o)!
    Estaremos postando muita coisa interessante, falta um pouco de tempo, a cozinha requer da gente muita atenção e carinho!

    Um forte abraço e apareça lá no Skye!

    ResponderExcluir