quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ALIMENTOS FUNCIONAIS # 2/5


      Obviamente todos os alimentos são funcionais por proporcionarem sabor, aroma ou valor nutritivo. O termo funcional como aplicado aos alimentos tem adotado uma conotação diferente - que é a de proporcionar um benefício fisiológico adicional, além de nutrir. Segundo a Agência  Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente, no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo.
      É importante salientar que antes do produto ser liberado deve obter registro no Ministério da Saúde. O produtor ou fabricante, deve apresentar provas científicas comprovando se a alegação de propriedades funcionais referidas no rótulo são verdadeiras e se o consumo do produto não implica em riscos à saúde da população. Lembrando que as referências podem ser feitas à manutenção geral da saúde, à redução de risco, mas nunca à cura de doenças.
      Aumentar a disponibilidade de alimentos mais saudáveis, incluindo os funcionais, é decisivo para assegurar uma população menos propença a doenças. Porém os níveis corretos da maioria dos componentes ativos biologicamente, ainda estão em muitos casos sendo testados.
Como classificar os alimentos funcionais? 
Dividem-se em três grupos:

  • Alimentos com propriedades imunomodulatorias: melhoram a imunidade celular.
  • Alimentos com atividade antioxidante: protegem o organismo contra a oxidação provocada pelos radicais livres 
  • Alimentos poliinsaturados Ômega 3 e Ômega 6: previnem doenças vasculares, triglicerídeo alto, hipertensão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário