domingo, 19 de setembro de 2010

QUEM É O GARÇOM?



Peça chave na dinâmica de um restaurante é ele quem representa a empresa perante o cliente e, na maioria dos casos, é o único profissional com quem o  mesmo se relaciona. Pode ser considerado um profissional de extrema importância dentro da estrutura operacional, porque do trabalho dele dependerá em grande parte o sucesso ou fracasso de um negócio. De nada adianta todo um trabalho logístico, que começa com a boa escolha de ingredientes, preparação de um menu super elaborado pelo chefe e equipe de uma cozinha se o principal envolvido na comunicação cliente X empresa não fizer um trabalho extremamente eficiente. 

A função básica do garçom é o pronto e bom atendimento, desde entrada no estabelecimento até a sua saída. O garçom precisa conhecer muito bem todos os produtos e serviços da empresa para que possa vendê-los e serví-los com eficiência. Um bom profissional do ramos deve reunir algumas qualidades básicas, além do diferencial desenvolvido por ele mesmo e em parceria com seu empregador através de um bom treinamento, buscando sempre ir além das expectativas. Vejamos algumas características fundamentais:

  • Apresentação pessoal impecável, uniforme, cabelo, rosto, dentes, mãos e unhas. Jamais abusar de perfumes fortes ou maquiagens extravagantes (a não ser que seja o perfil do local de trabalho.)
  • Higiene absoluta no trato com produtos, material e local de trabalho.
  • Simpatia, educação, diplomacia, discrição e poder de comunicação na convivência com o cliente e colegas.
  • Disposição e bom preparo físico.
  • Inteligência e agilidade mental.
  • Honestidade, fidelidade e seriedade, tanto com os companheiros, como principalmente com o cliente.
  • Senso de organização, iniciativa e criatividade no desempenho das tarefas.
  • Pontualidade e profissionalismo.
  • Buscar estar atualizado às mudanças de tendências no mercado.
Um ponto crucial que observamos ao longo de anos de trabalho, é o outro lado no que diz respeito aos diretos do funcionário.  A maioria dos profissionais de salão na área de alimentos e bebidas possui uma carga horária bem pesada. Muitas vezes esse profissional não tem condições de ir e voltar para sua residência nos intervalos de horário, e na grande maioria dos casos os estabelecimentos não oferecem condições adequadas para o descanço (isso vale também para profissionais da cozinha). 

Por isso é importante que sejam revistos alguns conceitos e criar uma conciência básica de que funcionário feliz e desestressado trabalha muito melhor. Fato que será primordial no excelente atendimento final do objetivo maior, que é a satisfação total e fidelização do cliente. Certos empreendedores tem investido até em massagistas, oferecendo ao colaborador uma reeducação nos seus modos de vida. O que tem mostrado bons resultados a médio prazo. Convidamos os empresários a rever alguns conceitos na relação empregado X empregador, com certeza o investimento valerá a pena e o resultado final com certeza será o contentamento do seu cliente.

7 comentários:

  1. Super importante essa matérias, muitos restaurantes cometem o pecado de não dar atenção aos seus garçons, inclusive tratando-os com desmerecimento, puro reflexo de má administração! Muito importante as dicas! Abs Débora

    http://cheirinhodetempero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por comentar, ficamos felizes que tenha gostado!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Importantíssima essa matéria, já fui atendida por garçons bem grosseiros... Mas acho um absurdo clientes e donos de restaurantes tratarem garçons de maneira rude, respeito e educação é bom sempre! E esses garçons aturam cada coisa de certos clientes...

    ResponderExcluir
  4. Olá Graciela,


    é verdade o que vc escreve! Mas quando se convive com os dois lados da moeda, observa-se pontos mais além que o cliente muitas vezes nem fica sabendo!
    Falta de treinamento, baixa remuneração (tem restaurante que cobra 10% e nem repassa para o garçom e cozinha!)

    Bom temos que começar a criar uma consciência de RECURSOS HUMANOS, pois todos abreviam a palavra por RH e se esquecem do que ela realmente quer dizer!

    Um abraço e obrigado(a) por comentar!!!

    ResponderExcluir
  5. Achei a matéria bem interessante e estou de total acordo com a importãncia do serviço de um garçom para o sucesso da "casa". De nada adianta uma ótima infra-estrutura (física), um local fantástico, se não houver um atendimento de excelência. O ser humano gosta de ser bem tratado(cuidado) e com certeza, este é um dos grandes diferenciais que um estabelecimento precisar ter. Através do serviço, a fidelização do cliente será mais fácil. Vale ressaltar, que para o sucesso, todos os pontos precisam andar em harmonia (salão, cozinha, ambiente, etc.)
    Também foi muito bem colocado sobre a necessidade da empresa em oferecer boas condições de trabalho.
    Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir