terça-feira, 6 de outubro de 2009

O AZEITE DE OLIVA



      De todas as marcas de azeite de oliva que podem ser comercializadas como o azeite de oliva, a única que um cozinheiro criterioso deve procurar é o "extra virgem". Para ser considerado como "virgem", um azeite de oliva deve ser processado a frio, produzido exclusivamente atrvés do esmagamento mecânico da azeitona inteira e seu caroço, excluindo totalmente deste processo os solventes químicos ou qualquer outra técnica de extração.

      Os graus variáveis de "virgindade" são determinados pela porcentagem de ácido oléico. O mais alto grau, o "extra virgem" é o azeite que tem menos de 1% desse ácido em sua composição. Quando o percentual é alto deve ser reduzido, perdendo a denominação de "virgem".

      Como escolher um azeite de oliva - Os azeites oferecem tal variedade de aromas e sabores, que é possível escolher o que mais se adapta ao seu próprio estilo de cozinhar. Existem azeites com aroma de nozes, seriam os mais finos, fragância adocicada. Outros tem arômas de ervas - como o alecrim, orégano e tomilho, são extremamente agradáveis outros com sabor forte e picante. A única maneira de determinar qual deles agrada mais o paladar de cada um, consiste em experimentar o maior número possível. As qualidades gustativas a sererm reparadas são a vitalidade, fresor e leveza do azeite. Evite os azeites que tenham sabor de gordura, e tenham cheiro de terra e bolor.

     Como estocar o azeite "extra virgem" - O azeite de oliva é perecível, sensível ao ar, à luz e ao calor. A recomendação dos produtores é que seja consumido dentro de um ano e meio depois de engarrafado. Uma vez aberto deve ser consumido no máximo em um mês ou mês e meio. Mantenha o vidro bem fechado, e se assegure quando for usar que não tenha sabor rançoso, pois pode estragar toda sua preparação.

    Este nobre ingrediente usado desde a antiguidade, consta na Bíblia (ao lado do vinho e do pão) é extremamente benéfico à saúde. Reduz as quantidades de LDL (mau colesterol) na corrente sanguínea, evita a formação de radiceis livres ("mantém a gente jovem" dizia minha mãe), e não é só isso os radicais livres são responsáveis por doenças degenerativas como o câncer. Procure usá-lo a frio, no fim das perparações de molhos e se for na frigideira ou grelha, aguarde a mesma aquecer primeiro. Divirtam-se!

2 comentários:

  1. Eu adoro azeite! Há uns anos atrás aprendi a deitar um fio no prato, temperar com sal e comer com pão! Mudou a minha vida! ;)
    Na minha cozinha só entra azeite extra-virgem! Parabéns pelo post!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Sabe que entre os italianos é de lei, comer azeite molhando o pão e se puder com um vinho tinto! Hummmmm! Viva as coisas simples da vida! =o)

    ResponderExcluir