sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ALIMENTOS FUNCIONAIS # 5/5

         
         O último grupo desta sequência de alimentos funcionais, são os ricos em ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6. São gorduras poliinsaturadas essenciais, ou seja que não são produzidas pelo nosso organismo. Extraídas de peixes de água fria e vegetais, ajudam a reduzir os níveis de colesterol e controlar a pressão arterial. Outras funções importantes são a formação da membrana celular, reposição de hormônios, bom funcionamento do sistema imunológico, formação da retina, antiinflamatório. Encontrados em:

           Girassol e gergelim: essas sementes são ótimas fontes de proteínas também, utilizadas na fabricação de óleos comestíveis, usada para dar sabor aos pães principalmente o gergelim.

           Óleo de amendoim: fonte de ômega 6.

           Óleo de linhaça, canola, soja e oliva: são fontes de ômegas 3 e 6.

        
           Peixes: a sardinha é uma das fontes mais ricas em ômega 3, podemos citar também a corvina, tainha, atum, salmão e os frutos do mar.

          Com isso podemos observar que os alimentos ajudam a prevenir enfermidades, mas não curam as doenças. É necessário o aprofundamento em pesquisas científicas para comprovar ainda a eficácia de muitos nutrientes como funcionais.



Referências Bibliográficas: STURMER, Joselaine In Comida um Santo Remédio. Ed. Vozes, São Paulo/SP - 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário