quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ALIMENTOS FUNCIONAIS # 1/5


"Deixe o alimento ser teu remédio, e o remédio o teu alimento"
     


     A predominância de doenças crônicas nas sociedades modernas - obesidade, hipertensão, diabetes, doenças coronárias - seriam a imcompatibilidade entre padrões dietéticos modernos e o tipo de dieta que nossa espécie desenvolvia para se alimentar como caçadores coletores pré históricos.Os humanos evoluiram não para existir com uma diéta paleolítica única, mas para desfrutar de um padrão alimentar diversificado.
     Hábitos alimentares adequados como o consumo de alimentos pobres em gosrduras saturadas, e ricos e fibras presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com um estilo de vida saudável - exercícios físicos regulares, ausência de fumo e alcóol - passam a ser peça chave na dimunuição do risco de doenças e na promoção de qualidade de vida.
    O papel da alimentação equilibrada na manutenção da saúde, tem despertado o interesse da comunidade científica, onde a mesma tem produzido inumeros estudos com o intuíto de comprovar a atuação de certos alimentos na prevenção de doenças. Na década de 80, no Japão, começaram a estudar alimentos que além de satisfazer as necessidades nutricionais básicas, desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após um longo período, em 1991, a categoria foi regulamentada recebendo a denominação de "FOODS FOR SPECIFIED HEALTH USE", traduzindo ALIMENTOS FUNCIONAIS. 

(este texto é meramente informativo, continua.....)
Referências Bibliográficas: STURMER, Joselaine In Comida um Santo Remédio. Ed. Vozes, São Paulo/SP - 2002

Um comentário:

  1. Um Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação.
    grande conceito que reflete os pensamentos do escritor.

    ResponderExcluir