sexta-feira, 27 de maio de 2011

LIMÃO - UM SANTO "REMÉDIO"





Uma das frutas mais cosmopolitas, é título de livros e até ditado popular. Como já escrevemos aqui no blog - COM UM LIMÃO, EU FAÇO UMA LIMONADA. Ditado popular quer dizer: tranformar algo ruim em coisa boa! A tecnologia de alimentos o aproveita de diversas maneiras, pode ser usado nas mais infinitas receitas e aparece em quase todos os cantos do mundo. Estima-se que haja mais de 70 tipos de limão, é uma das frutas mais exportadas no Brasil e não tem entressafra (ou seja, disponível o ano inteiro).
A mais cítrica das frutas, é originária da Ásia, não se sabe ao certo como veio para as Américas. Os tipos mais populares são o galego (pequeno e suculento, casca fina e verde-clara ou alaranjada), o cravo (semelhante à mexerica, com casca e suco avermelhados),o siciliano (grande, de casca amarela, grossa e enrugada, muito usado na alta gastronomia) e o tahiti (suculento, casca verde e lisa e pouco ácido).
Mas quando todo mundo pensa em limão, logo em Vitamina C. É verdade, a fruta é uma fonte importante dessa vitamina, mas vai mais além. Rico em Vitamina P, que potencializa em sinergia com a C. Da casca são extraídos óleos com alto poder solvente de gorduras e toxinas. O ácido cítrico é também um potente bactericida e regula todo o metabolismo (sincroniza os cinco sistemas excretores). E como é rico em compostos fenólicos (potente antioxidante), combate a proliferação de células cancerígenas.
Atenção aos contras quando o assunto é gastrite, pode ser intensificada no caso de sensibilidade. Pode favorecer o aparecimento de cáries e é quesito pele VS sol é perigoso! Fora isso é uma das frutas mais ecléticas e saudáveis, e claro além dele também se faz limonada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário