quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MEL DE ABELHA MANDAÇAIA



Eis que finalmente chegou até nós uma raridade, uma verdadeira jóia exótica, um pote de MEL DE ABELHA MANDAÇAIA! Este tipo de abelha, a MANDAÇAIA (melipona quadrifaciata) é encontrada desde o Norte até o Sul, chamada de abelha nativa. As abelhas nativas diferem em muito da abelha européia (Apis Mellifera), são menos produtivas, não possuem ferrão, mas em compensação seu mel é muito mais medicinal que o da abelha "tradicional" e com um sabor e textura diferenciados. Seu sabor é muito agradável e não enjoativo, é bastante liquifeito devido ao alto teor de umidade. Posso me arriscar a dizer que parece uma calda de limão, feita pelo melhor dos cheffs.

 
Uma curiosidade é quem cria esse tipo de abelha nativa e sem ferrão não é chamado de apicultor, mas meliponicultor. Esses tipo de abelhas é uma exclusividade dos trópicos, e por ser pouco produtiva e rantável como já mencionei, é pouco estudada. Seu mel é difícil de encontrar e por isso alcança alto preço no mercado (5 ou 6 vezes mais que o mel comum) por seu alto valor medicinal. Possui alta concentração de INIBINA, tipo de antibiótico natural. O Brasil possui dezenas de espécies de abelhas sem ferrão como a Jataí, Irapuá, Uruçú (ou Mandaçaia do Chão), Mombuca, Jandira, Tubuna, Tataira enrte outras. Devemos ficar atentos ao adquirir o mel desse tipo de abelhas, pois existe uma espécie detestada pelos produtores chamada abelha Limão, ela vive de pilhagem e produz um mel tóxico.

Atenção! Não é recomendado o uso de mel na alimentação de crianças menores de 1 ano de idade. Esse alimento pode vir a conter bactérias, as quais o organismo da criança ainda não possui imunidade suficiente.

7 comentários:

  1. Boa tarde!
    Você sabe onde posso encontrar este mel?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Papelic!

    Vc encontrará de pequenos produtores...ouvi rumores que no mercado da Lapa o mel poderia ser encontrado, mas nada confirmado.
    O nosso vem do interior da Bahia...de repente poderia conseguir uma pequena quantidade para ti!
    Sempre lembrando qua estes produtos quase nunca passam por processos de pasteurização, e são contra indicados para crianças menores de 1 ano!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Agradeço muito a atenção e retorno!
    Vou passar amanhã pelo mercado da Lapa e se não conseguir nada, vocês poderiam mesmo fornecer um pouco pra mim?
    Há alguns anos, ganhei este mel de uma pessoa que trouxe de Petrópolis/RJ para dar ao meu filho que tinha crises de bronquite e agora tenho um sobrinho neto com o mesmo problema. Tenho tentado achar mas realmente é bem difícil.
    Um abraço,
    Eliana

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sem dúvida este mel é muito difícil de ser adquirido!
    Ficaremos encantados de ajudar. No momento não dispomos de muita quantidade, mas dividimos o que temos contigo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Prezados eu disponho de 8 (oito) litros de mel de mandaçaia 100% silvestre, se houver interesse em adquiri-los posso vendê-los.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Tudo bem? Gostaria de agradecer por ter lembrado de mim e perguntar o preço do litro do mel para eu passar para minha sobrinha.
    Aguardo seu retorno!
    Obrigada
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, a senhora não prefere tratar por telefone? O meu número é (61) 8134-8806 (tim). Aguardo contato.

      Excluir