segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BOTTARGA



Bottarga, alimento típico do Mar Mediterrâneo, baseado nas ovas de peixe (ovas de tainha/fêmea). Possui cor âmbar dourado-escuro, textura granulosa, seu sabor é muito peculiar. Tem o formato de uma lágrima longa e achatada, em geral seu comprimento vai de 10 a 30cm com peso variando entre 50 a 400g por ova.

Sobre sua origem, voltemos 3.500 anos antes com os egípcios que já consumiam ovas de peixe secas. A difusão na costa Mediterrânea no entanto se deve aos fenícios. Tradicionalmente é alimento de pescadores em alto mar, por conservar-se muito bem. Hoje em dia é considerado alimento de luxo, consumido como aperitivo (antepasto), sempre finamente cortado em saladas ou guarnição de massas, com manteiga e um bom queijo (Fontinna seria uma boa pedida, ou um Grana Padano).

Santa Catarina está investindo na produção da iguaria, com o obrjetivo de torna-lá um atrativo gastronômico. Com mais de 20 anos de experiência na produção e exportação de bottarga di muggine a empresa catarinense Caviar Brasil Alimentos lançou no mercado nacional a Bottarga Gold. O processo de produção consiste em extrair as ovas, limpar, sendo levadas ao congelamento. Só posteriormente transformadas no produto em si a partir do pedido do cliente. Dessa forma, o sabor e a qualidade da matéria -prima são preservados fazendo com que o cliente receba lotes sempre de primeira qualidade. 

PESCA E SELEÇÃO
Após a pesca as tainhas passam por um processo de seleção.

Somente as tainhas com ovas, são escolhidas para abertura e retirada.

EXTRAÇÃO E SALGA

A extração das ovas é manual, em ambiente higienizado para evitar qualquer tipo de contaminação.

Feita a limpeza, é feito o processo de desidratação a base de sal.

SECAGEM E EMBALAGEM

  
Depois de salgadas, as ovas são lavadas e colocadas em estufas para secagem. O processo pode levar até cinco dias. O produto é finamente embalado, acompanhado por um livro de receitas. 


SPAGHETTINI COM BOTTARGA


ingredientes

  • 30g de Bottarga Gold granulada.
  • 10 g de Bottarga Gold, finamente fatiada para decorar.
  • 2/3 de xícara de cebolinha (folhas e bulbo) finamente fatiada (ou cebola julienne como manda a tradição.
  • Sal a gosto.
  • 50g de manteiga sem sal.
  • 450g de massa de granno duro.
  • Raspas de limão siciliano.
  • Galho de manjerição para decorar. 
Dica: se gostar de pimenta use pequena quantidade, lembrando que a mesma compete com o sabor da bottarga.

modo de preparo

Retire a cera que costuma proteger a bottarga, com um descascador de legumes. Corte a bottarga inteira em fatias bem finas. Reserve.
Em uma panela aquecida doure a manteiga e puxe 2/3 da cebolinha (reserve um pouco para misturar na finalização do prato). Em fogo médio doure a cebolinha, tempere com sal. 
Assim que a massa estiver pronta, coe a adicione a cebolinha dourada com a manteiga. Agregue a bottarga granulada, acerte o sal (e adicione a pimenta  opcional). Desligue o fogo e junte as raspas de limão e o restante da  cebolinha. Sirva e decore com as lâminas de bottarga e o manjericão.


A Caviar Brasil atende lojistas em todo o país. Contatos pelo e-mail comercial@bottargagold.com no twitter/bottargagold 

5 comentários:

  1. Abraão, obrigado pela divulgacão da Bottarga, uma iguaria 100% catarinense e que está surpreendendo os mais exigentes paladares. Um grande abraco!!!! Cassiano

    ResponderExcluir
  2. Interresante o post, ainda mais com essas fotos, e de dar agua na boca. Muito Bom, Parabéns.

    Belmiro Pessoa Junior.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram, temos que divulgar o que é bom, ainda mais sendo produzido com qualidade em terras brasileiras! Obrigado por comentar no blog!
    Abraços!!! Abrão e Valeria

    ResponderExcluir
  4. Experimentei a Bottarga Gold e achei INCRÍVEL, temos que valorizar um produto nacional e ainda mais com essa qualidade!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. A BOTTARGA es un alimento muy rico y muy

    nutritivo, gracias por hacer conocer ese

    producto, felicitaciones.

    ResponderExcluir