segunda-feira, 12 de julho de 2010

UVAIA





O nome deriva do tupi Ubaia ou Ubá-ya e quer dizer fruto azedo, seu nome científico é (Eugenia pyriformis Cambess). Fruto típico da Mata Atlântica, e ocorre desde São Paulo até o Rio Grande do Sul. Possui a polpa firme meio fibrosa, muito suculenta lembra vagamente uma pitanga no sabor. Parente da goiaba, jabuticaba, pitanga, bem alaranjada clara, brilhante e do tamanho de um limão médio de semente única, pequena e de polpa farta.
Rica em vitaminas A e C, a fruta pode ser também consumida como sucos, aperitivos a sobremesas; ela serve de base para molhos, vinagres, vinhos, geléias, compotas, licores, doces de massa, pudins e mousses.
A infusão de folhas de Eugenia uniflora em água, por exemplo, pode servir para controle da hipertensão, diminuição do colesterol e ácido úrico, emagrecimento e, também, como adstringente e digestivo.
É uma árvore perene e pode chegar até 10 metros de altura. A época de podas e entre junho e julho, seu plantio deve ser feito em novembro e dezembro e sua safra é em outubro. O único problema deste fruto que ele amassa, oxida e resseca com facilidade, por isso não o encontramos com facilidade nos supermercados.

Foto: Miriam Prochnow

3 comentários:

  1. Uvaia. Obrigada pela informação.
    Me dá água na boca só de lembrar seu sabor.
    Sou cinquentona,há pelo menos uns trinta anos que não sinto seu gosto. Infelizmente,nesta selva
    de pedras,já ñ vejo seu cultivo.

    ResponderExcluir
  2. Ficamos contentes que tenha gostado! Um abraço e apareça sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gostei dessa fruta, encontro sempre na mata próximo a Genipabu, gosto do suco

      Excluir