domingo, 2 de maio de 2010

A AMARENA






Lembrando do belo jardim da minha avó no Uruguay, e dos longos invernos frios e úmidos por lá, me deparei com o velho ditado - após a tempestade vem a bonança. Na primavera floreciam seus pés de ameixa, pêssego e um dos que eu mais gostava, a cerejeira. Com essas recordações, resolvi escrever sobre as amarenas, deliciosas cerejas ácidas que costumam ser encontradas à venda  também em calda.

Ginja ou cereja ácida (Prunus cerasus) é conhecida como amarena, espécie nativa em gande parte da Europa e do Sudoeste Asiático. A cor da amarena caria entre o vermelho e o "preto" (um certo vermelho bem escuro). As ginjas cultivadas foram selecionadas a partir de espécimes selvagens de Prunus cerasus e da P. acida dos mares Cáspio e Negro, sendo já conhecida pelos Gregos no anos 300 a.C..Muito populares entre os romanos, que a espalharam por diversos pontos do seu império, entre os quais a Grã-Bretanha no séc. I.

No séc. XV a ginja era muito comum em Portugal, sendo usada para diversos fins medicinais. Em meados de 1755, existia em Lisboa estabelecimentos que vendiam o fruto mergulhado em aguardente, bebida que viria a ser conhecida mais tarde como ginjinha

Na Grã-Bretanha seu cultivo se tornou popular no séc. XVI devido a Henrique VIII, com registro de mais de duas dúzias de cultivares deste tipod e cereja deste tipo em 1640. Nas Américas os primeiros colonos de Massachusetts (E.U.A.) plantaram as primeiras amarenas quando chegaram. Em meados do séc. XIX, eram cultivadas amarenas no Brasil, na região de São Paulo.

Esta versão de amarenas em calda, vale só pela embalagem, o conteúdo então nem se fala!



Receita:

PANNA DE COCO, COM AMARENAS EM CALDA

  • 365g de leite condensado (de boa qualidade!)
  • 365ml de água
  • 4 e 1/2 folhas de gelatina incolor
  • 200ml de leite de coco
  • 90g de coco ralado
  • amarena em calda a gosto
Modo de preparo: 

Dissolva a gelatina em 50ml de água morna. Bata o leite condensado, com o restande da água e o leite de coco em liquidificador. Com um batedor de arame incorpore a gelatina totalmente dissolvida com a mistura. Disponha em forminhas pequenas e polivilhe o coco ralado, leve à geladeira até ficar consistente. Desenforme e sirna com amarenas em calda enfeitando por cima. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário