quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PLANEJAMENTO




Planejamento é tudo na vida, para tirar férias, filhos, pets, ou seja se não estudarmos os prós e contras de nossas ações corremos o risco de surpresas desagradáveis. E em se tratando de dinheiro e investimentos a coisa é mais séria ainda. Restaurantes comercias devem se pautar em planejamento operacional, fazendo com que os diversos setores funcionem e se comuniquem de forma objetiva e precisa. Decidir por antecipação sobre o que, com que meios, onde e quais os objetivos a serem alcançados em ump rojeto é  crucial para o sucesso de um negócio. A localização, tipo de restaurante a ser implantado, público-alvo a ser atingido, merecem muita atenção durante o processo.
Instrumento de eficiência e de produtividade, contra a rotina e a estagnação, o planejamento de qualquer empreendimento tem fundamental importância no bom desempenho, podendo ser um dos responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso do investimento. Deve ser precedido de um estudo de viabilidade, pesquisa de mercado, e dimensionamento - cardápio, tipologia do estabelecimento (couvert médio e público alvo) e da estrutura de custos diretos e  indiretos (cuidado para que os custos tributários não inviabilizem o empreendimento). 
Os modelos mais utilizados são:  o financeiro, para posicionar o proprietário sobre custos a pagar e receber; o operacional, possibilita a organização da equipe de colaboradores e da metodologia de trabalho; enquanto o de marketing cria ações que atraem o público. Bicho papão no que diz respeito ao contingente de pessoal, são os custos com horas extras, feriados pagos em dobro e outros complexos pormenores dessa área. 
O planejamento não garante o lucro do estabelecimento, mas pode ser enssencial na definição de preços, margem de lucros. Somente com essa definição é que se torna possível viabilizar o negócio, minimizando a chance de fracasso. Considerar que uma semente plantada na areia com certeza não germina, mesmo plantada em terra fértil se não é cuidada e regada, não participará de colheita alguma. Fica claro que preparados para imprevistos, fica muito mais fácil prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário