sábado, 3 de outubro de 2009

A PIMENTA




A importância da pimenta no universo das especiarias é tal, que instigou o comércio e a expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI. Como fizeram com a pimenta-do-reino, os mesmos disseminaram espécies nativas da América, e passaram a cultivá-la nos continentes europeu e asiático.

Registros arquelógicos apontam que a pimenta tipo Caspicum  já era cultivada no Peru e  México pelas civilizações pré-colombianas. A pimenta pura ou em extrato é um complemento alimentar secular, dá gosto a uma dieta minguada a base de farinha de mandioca, ou acabamento a um prato refinado. Era usada nas grandes viagens marítimas, para marcarar o gosto horrível da carne deteriorada na travessia. Diminui a sensação de calor por aumentar a temperatura do organismo, finciona como uma espécie de ar condicionado interno. 

O "ardume" das pimentas, deve-se a presença de capsaicina, essa substância é extremamente benéfica à saúde. Atua como cicatrizante, antioxidante, controla colesterol. Além disso ajuda o organismo a liberar endorfina na corrente sanguínea, causando sensação de prazer e eleva o bom humor! Divirtam-se com as pimentas então =o).

4 comentários:

  1. A pimenta tem propriedades diuréticas tb!

    Texto legal!

    Maria Valéria.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Mais um benefício da pimenta, usem e abusem! =o) Com moderação! ;o)

    ResponderExcluir
  3. Parabénsss!!!!!
    Abrão e Valéria adoreiiiiiiiii.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado!!!!! Mas deixa o nome para sabermos que é!!!
    Abraço!!

    Volte sempre!!

    ResponderExcluir