domingo, 4 de outubro de 2009

O TOMATE

    


     Como não podia faltar tinhamos que falar especificamente dele - o tomate. Ingrediente presente na cultura gastronômica de muitos continentes, sua aventura em ida-e-volta é charmosa. Numa de suas primeiras expedições à América do Sul, bem no começo do século XVI, os espanhóis descobriram na costa do Peru, um arbustozinho que se espalhava como praga, os incas o chamavam de tomatl. Seus frutos descritos como miudinhos, de coloração amarelada e intrigante sabor azedo. Pela sua semelhança com o sol, o fruto não era consumido pelos nativos e sim utilizado em cerimônias religiosas. Fascinados, os espanhóis decidiram carregar aquele produto em suas naus de volta a sua pátria. Foi na Península Ibérica que o tomatl se tornou maior, e ganhou o nome de mala aurea, o pomo dourado e acabou atraindo a atenção dos cozinheiros da Coroa.

    Em 1532, num banquete o tomatl provocou uma intoxicação generalizada, sendo assim o monarca Carlos V proibiu o seu consumo alimentar. Somente sessenta anos depois, marinheiros italianos levaram a fruta para a região de Nápoles. Lá, com o solo vulcânico e sulfuroso, o tomatl dobrou seu tamanho, livrou-se dos ácidos que impediam o seu consumo. Depois do macarrão, o tomate ganharia das antalogias a segunda posição das contribiuções dos italianos na gastronomia mundial. Como os incas, os ameríndios do Brasil já conheciam o tomatl, mas se resguardavam de comê-lo, temendo que fosse um símbolo divino o venenoso fruto. Só ganharia condição de iguaria com a chegada dos imigrantes peninsulares.

     Como já falamos em Alimentos Funcionais, esse fruto (Sim! O tomate é uma fruta!) é rico em licopeno (tipo de carotenóide),vitamina A, compexo B e minerias como o fósforo, potássio, ácido fólico e cálcio.Quanto mais maduro maior a concentração desses ingredientes. Atua contra os radicais livres, age melhorando a imunidade celular, inibe formação de tumores (próstata principalmente), age contra doenças coronárias.

     Item fundamental na gastronomia mediterrânea, a principal qualidade que devemos observar nos tomates é a maturação obtida naturalmente. Se não estiverem maduros, sua única contribuição à comida será a acidez. O sabor dos tomates frescos é mais vivo e menos saturado do que o dos enlatados. Se não houver escolha, adquira uma boa marca de enlatado. Para seu molho a melhor variedade é a do tomate estreito e alongado. Na Itália, em Roma é muito usado o casalini, pequeno, formato redondo, é enrrugado e seu sabor é maravilhoso. Outros tipos de tomates são o santa cruz (para molhos e saladas, na pizza, formato oblongo), caqui (para saladas e lanches, formato redondo), saladete (para saladas, formato redondo), italiano (para molhos e eventualmente saladas, formato oblongo alongado), cereja (para aperitivo e saladas, pizzas, formato redondo, pequeno, oblongo), pera (para saladas e pizzas, formato oblongo).

Referência bibliográfica:
LANCELLOTTI, Silvio, In 500 Anos de Terra Brasilis - LPM/2000

8 comentários:

  1. Valéria,
    Vou te contar um segredo: eu tenho MEDO de tomate! Faço bastante molho, mas dar uma mordida no bicho cru assim, me dá CALAFRIOS! é tm trauma que preciso superar!
    Ah, adorei os links das festas de SC (minha terra linda!!)
    Bjs, boa semana
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fernanda, adorei teu comentário =o)!
    Meu pai me dava tomate como se fosse fruta quando eu era pequena! Adoro, é refrescante!
    Falando em refrescante, vou postar receita de gaspacho, está chegando o verão!
    Beijão para ti também!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Eu adoro tomate fresquinho, bem vermelho, com sal, a mordida nele é uma delícia!

    Gosto do 'Santa Cruz', bem vermelho e maduro!

    Maria Valéria.

    ResponderExcluir
  4. É uma delícia o tomate como fruta! Falta o costume alimentar no hábito dos brasileiros ;o)!

    ResponderExcluir
  5. Meus prezados blogueiros, apoio e simpatizo com todo trabalho e interesse pela alimentação e seu contorno. Por essa razão tomo a liberdade de informar que os comentários sobre as origens, tanto da planta como do nome do tomate estão errados. As referências corretas seriam ao México, seus habitantes e sua cultura na época da conquista. Um cordial abraço. Enrique

    ResponderExcluir
  6. Prezado Anônimo Enrique,

    As referências bibliográficas deste post, ou seja as informações históricas, antropológicas e até mesmo gastronômicas, são do livro de Silvio Lancelotti, In 500 Anos de Terra Brasilis. Em nenhum momento afirmamos o local de origem do fruto. O que escrevemos é que os Espanhóis no séc. XVI, encontraram-no na costa do Peru, e com a expasão marítima foi disseminado pelo mundo. A etmologia referida ao nome do fruto, tanto pelo Maias como pelos Incas era de - tomatl (pelo Astecas tomatillo), assim como ao abacate era - abacatl.
    Obrigado pela sua atenção,

    Abraço da
    Ovo FRito Gourmet Consultoria

    ResponderExcluir