terça-feira, 29 de setembro de 2009

O CUMARU



Espécie: Dipteryx odorata
Nomes populares: cumaru, cumaru-ferro, cumaru do Amazonas, fava tonka (tonka bean).
Família: Leguminosae

       O cumaru é uma  árvore neotropical de grande porte, que chega a atingir 30 m de altura e ocorre desde alguns países da América Central até o norte da América do Sul. É encontrada em toda a região amazônica, incluindo a Amazônia brasileira. O seu valor se dá pela utilização de sua madeira e de suas sementes.
       A semente do cumaru, mais conhecida no exterior como Tonka Bean, é lisa e dura, de cor roxa-escura. Suas dimensões são de 5 a 7 cm, e 3 cm de diâmetro. É constituída de 30% a 40% (peso seco) de um óleo amarelo-claro, perfumado que se oxida rapidamente em contato com o ar. O principal valor da semente se deve à presença em alta concentração de cumarina, mesmo composto ativo da baunilha, o qual propicia o seu aroma frutado.


        Devido a suas propriedades aromáticas, é vastamente utilizada na indústria de perfumaria e cosméticos. Na indústria alimentícia é usada para subistituir a baunilha. Infelizmente como muitos produtos e sub-produtos de nossa flora, os países europeus importam a maioria da produção de sementes para o uso fârmaco e alimentício. É sabido que possui propriedades curativas, utilizada pelos povos indígenas, para reconstituir as forças orgâncias e  tônico cardíaco. Por ser uma susbtância ainda pouco conhecida, não se sabe ao certo os níveis intoxicação para seu uso. Muitos chefes de cozinha (como Alex Atala) já a utilizam no preparo de caldas para sobremesas, mas suas técnicas ainda são pouco divulgadas. Em alguns posts de blogs , informam  que podemos encontrar essas sementes no Mercado da Lapa / SP.

Referências Bibliográficas:
Alencar, J.C., Almeida, R.A. & Fernandes, N.P. 1979. Fenologia de espécies florestais em floresta tropical úmida de terra firme na Amazônia Central. Acta Amazonica 9(1): 163-198.

Um comentário:

  1. Tenho sementes de Cumaru ( Fava Tonka ) a venda. Precisando entre em contato com ph_zanetti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir