O queijo Fontina é feito do leite não pasteurizado das vacas que pastam nos prados montanhosos no Vale d´Aostra, na região alpina da Itália que se une à França e à Suiça. Há muitas imitações do Fontina, tanto dentro quanto fora da Itália, mas só o do Vale d´Aostra tem o sabor que talvez o torne o mais requintado queijo de sua categoria - um sabor adocicado, com um gosto característico de nozes. É ideal para fondue piemontesa - a fonduta -, ou para unir uma fatia de presunto a um escalope de vitela salteado. Seu gosto amanteigado é excepcionalmente delicado, mas, ao contrário do de seus imitadores, nada tem de insignificante. É ideal para cozinhar quando você está em busca do mais sutil sabor dos queijos.
terça-feira, 29 de junho de 2010
sexta-feira, 4 de junho de 2010
SORBET DE "CHIMARRÃO" (ERVA MATE)
Esta receita foi desenvolvida na cozinha do restaurante Carlota/SP (da Chef Carla Pernambuco), o sabor me fez voltar à infância, quando minha mãe preparava o "mate con leche". Melancolia a parte, resolvi pedir autorização para postar a receita aqui no blog, pois a idéia é pioneira e sensacional.
receita:
SORBET DE CHIMARRÃO
ingredientes:
- 1 l de leite integral
- 2 colheres (sopa) de leite em pó
- 1 1/2 xícaras (chá) de erva mate
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de água
modo de preparo:
Junte a água e o açúcar e ferva por 10 minutos, até formar um xarope. Reserve. Ferva o leite com o leite em pó, desligue o fogo, junte a erva, e deixe descansar por 20 minutos. Coe em peneira bem fina.
Amorne o infusão e vá incorporando o xarope (também ainda morno) aos poucos, batendo firme para não empelotar. Leve à sorveteira para bater até que esteja bem cremoso, deixe descansar no congelador no mínimo por 1 hora.
dica:
Caso não tenha uma sorveteira (um dos meus sonhos de consumo!), bata bem na batedeira, leve para gelar. Repita o processo até obter a mistura cremosa.
Assinar:
Postagens (Atom)