sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TÚNEL DO TEMPO


Quem não volta aos tempos de infância, vendo as embalagens antigas das guloseimas de quando era criança?! O Museu Paulista da USP promove a mostra PAPEL DE BALA, o acervo de 5.266 rótulos pertence ao arquiteto e professor Egydio Colombo Filho.




Foram selecionados 206 embalagens de balas, chicletes e pirulitos, na sua grande maioria da segunda metade do século XX.




Serão apresentados rótulos de produtos que já saíram de circulação e de outros consumidos até hoje. Na mostra o visitante poderá levantar 3 questões: os sabores preferidos por gerações, a transformação das embalagens e a mudança e costumes. A exposição fica até 20 de março de 2011:

onde:           Museu Paulista da USP - tel: (11) 2065-8001
endereço:    Parque da Independência, s/n - São Paulo/SP
quando:       de terça a domingo, das 9hs às 17hs
ingressos:    R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

'MARMITAS'

'MARMITAS' por Emmanuel Bassoleil, para o Calendário 2011 do Studio SC

Inspirado na marmita dos funcionários de obra, Sergio Coimbra convidou 12 chefs de cozinha para registrar seus pontos de vista de uma marmita. A obra em questão na época (2010) era a do Studio SC, estúdio  especializado em fotografias de comida para publicidade e editoriais. O criativo trabalho resultou no calendário 2011, distribuído para apenas 600 pessoas. E só. Não está à venda...e o Ovo Frito Gourmet tem o seu ... (=

Os chefes, Eudes Assis (Seu Sebastião), Murakami (Kinoshita), Alex Atala (D.O.M.), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Bel Coelho (Dui), Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto), Jefferson Rueda (Pomodori), Emanuel Bassoleil (Skye), Carla Pernambuco (Carlota), Raphael Despirite (Marcel), José Barattino (Emiliano) e Augusto Piras (La Tambouille) assinam as fotos do calendário.

A foto em destaque é do chef  Emmanuel Bassoleil (hotel Unique), com sua versão de Confit de Cannard.

Confit de pato (4 pessoas)

ingredientes
4 coxas e sobecoxas de pato cortadas juntas
300 g de sal grosso
400 g de banha de porco ou a própria gordura do pato
1 maçã ácida
3 dentes de alho
1 ramo de tomilho
2 folhas de louro
8 pimentas em grão masseradas
óleo de milho

modo de preparo

De um dia para o outro, coloque as coxas com as sobrecoxas no sal grosso. Retire o excesso do sal . 
Derreta em uma panela a banha de porco ou de pato. Junte as coxas com as sobrecoxas, a maçã cortada em 4 sem as sementes, os dentes de alho, o tomilho, o louro e as pimentas em grão.
Tome cuidado para que a gordura cubra o pato. Cozinhe em temperatura média de 100 a 120ºC por 3,5 a 4 horas em média.
Retire as sobrecoxas da gordura e doure em uma frigideira antiaderente em óleo bem quente (160º a 180ºC), o lado da pele para baixo até que fique bem crocante! 

Dica: Para conservar as coxas, retire da gordura e acomode em um recipiente. Coe a gordura e cubra as coxas, conservando em geladeira.

receita retirada do livro: 
Os Sabores Da Borgonha, Emmanuel Bassoleil - Editora SENAC